terça-feira, 2 de novembro de 2010

jiu-jitsu

  Jiu-jitsu ou arte suave..O jiu-jitsu em principio é uma arte de defesa pessosal que existe a milênios no japão. Origem: La no norte da índia nasceu um homem chamado darta Gautama, esse homem foi conhecido como “saquia muni” o príncipe solitário, mais conhecido como Buda.E essa seita, os monges budistas tinham que percorrer as estradas da índia para disseminar o budismo.
  Durante as suas viagens eles eram constantemente assaltados e até mesmo mortos por saquiadores que eram presença constante naquela região.Para se defender eles estudaram e criaram um sistema de luta que dava a eles condições de se defender contra os ataques, sem o uso de armas, tacos que eram proibido na religião deles.Os monges budistas foram os verdadeiros criadores do jiu-jitsu.
  Mais tarde com a morte de Buda, assumiu o poder na índia devanampriya priyadarsim, mais conhecido como rei asoka, e ele dissiminou pelo mundo o Jiu-Jitsu, saindo pelo Tibet, Birmânia, Sião, China e por ultimo o Japão que foi quem assumiu a paternidade.
  O Jiu-Jitsu chegou no Japão por volta do ano 200 a.c.Foi aperfeiçoado e ficou escondido dos outros povos até o final do século passado.A 100 anos atrás, os japoneses abriram seus portos e iniciavam o comercio com os ingleses; E estes ficaram maravilhados com essa nova visão de luta corpo a corpo, em que os homens fracos e leves vencenciam os fortes e pesados.,Mais os japoneses não ensinavam aos ocidentais as técnicas de luta, pois era crime contra o império, uma espécie de lei de segurança nacional.Devido a insistência dos ingleses em aprender essa arte os japoneses ensinaram parte do jiu-jitsu,uma luta desenvolvida por Jigoro kano e mais tarde chamada de judô. 
  O jiu-jitsu chegou ao brasil através de mitsuyo maeda mais conhecido como conde koma, que veio representar o governo do japão perante ao comércio no brasil.Ao chegar ao brasil, mais precisamente a belém do pará o conde conheceu a Gastão gracie que era influênte na politica local, e gastão o ajudou a prosperar nos negocios em belém.Em forma de gratidão o conde ensinou ao filho mais velho de Gastão,Carlos gracie,a arte do jiu-jitsu.
  Com o falecimento do pai de Gastão,os gracie se mudaram para o rio de janeiro.Como carlos não tinha uma atividade especializada, passou então a dar aulas de jiu-jitsu para amigos.
                                                       MESTRE HÈLIO GRACIE 
    Por ser fraco e fransino hélio era impedido pelos irmãos a praticar o jiu-jitsu.Mais hélio vivia assistindo as aulas dadas pelo irmão carlos.,Um dia carlos se atrasa para a aula e como não podia cancelar a aula, hélio então resolveu dar uma expecié de aula diferente,pois ele sabia somente a teoria,os alunos gostaram da aula, e quando hélio chegou os alunos elogiaram a aula dada por hélio e pediram para carlos para continuar a ter aulas somente cm hélio,como hélio já não gostava muito de trabalhar, concodou.Foi assim que hélio se tornou professor de jiu-jitsu.
 Aos poucos hélio aperfeiçoou o jiu-jitsu, elaborando técnicas e alavancas,mudando o estilo do jiu-jitsu japonês,nascendo assim o gracie jiu-jitsu ou jiu-jitsu brasileiro.,Uma luta em que os fracos  podem vencer os fortes,usando a força do adversário contra ele mesmo.
  Para demostrar a eficácia do jiu-jitsu ,hélio desafiava lutadores de outras modalidades como boxe,capoeira,sumô entre outras.E vencia todos os combates tornando o jiu-jitsu a arte de defesa pessoal mais eficáz.Por essas e outras Hélio Gracie e conhecido como o grande mestre do jiu-jitsu.
 Frases do mestre
 “O Jiu-Jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes. E fez tanto sucesso, que resolveram fazer um Jiu-Jitsu de competição. Gostaria de deixar claro que sou a favor da prática esportiva e da preparação técnica de qualquer atleta, seja qual for sua especialidade”.
O jiu-jitsu

“O objetivo do Jiu-Jitsu é, principalmente, benificiar os mais fracos, que não tendo dotes físicos são inferiorizados. O meu Jiu-Jitsu é uma arte de autodefesa que não aceita certos regulamentos e tempo determinado. Essas são as razões pelas quais não posso, com minha presença, apoiar espetáculos, cujo efeito retrata um anti Jiu-Jitsu”.  
 “Tudo o que eu aprendi na vida eu aprendi observando. Por isso eu não dou aula para ninguém com alguém assistindo, porque eu acredito mais em que vê do que em quem az. De maneira que, confiando nisso, eu passei a fazer a coisa com perfeição. E fui descobrindo as alavancas que todos nós temos. A necessidade que fez isso. Quer dizer, eu não fiz por inteligência e nem genialidade. Os japoneses acham que sou um gênio. Mas não sou nada, sou até burro em certas horas”
Relações
 O jiu-jitsu é uma alavanga para qualquer pessoa,homem,mulher,criança, ajuda na formação que existirá na vida mais para frente.
 Relação com o Jogo e a Guerra,por se estabelecer uma inferioridade,ja que por uma das partes por ser desproporcional a outra.,também o ritual da luta como uma preparação psicológica e cultural,também em uma luta a momentos ludicos de prazer e respeito ao oponente.O jiu-jitsu também pode adentrar na escola na categoria de lutas. 
    ARTIGO
  faixa preta,são paulo,agosto 2006

 LINK
www.cbjj.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário